Moçambique: TMCEL reativa serviços de rede de móvel e internet em Gaza

Quase sete anos após interrupção, a TMCEL – Moçambique Telecom restabeleceu, recentemente, a rede nos distritos de Mapai (Posto Administrativos de Combomune), Chigubo (Nalazi, Nhazilo, Cruzamento de Papiline, Sede distrital-Ndindiza) e Chicualacuala (sede do distrito), a norte da província de Gaza.

A reposição dos serviços de dados e voz, naquela província, enquadra-se no âmbito da implementação do projeto de modernização e expansão da rede TMCEL e do atual processo de revitalização da empresa, em curso desde maio de 2023 até maio 2024, orçado em 132 milhões de dólares americanos.

Com esta expansão, mais zonas da província de Gaza passam a beneficiar da rede 4.5G, permitindo aos clientes uma melhor qualidade na navegação de conteúdos da web, como vídeos em alta-definição e downloads mais rápidos de aplicativos e jogos.

No âmbito da modernização e expansão da rede, a TMCEL tem estado a melhorar o seu serviço de fibra óptica, com um aumento de largura de banda de 10 para 400 gigabits por segundo (Gbps), e implementado os pontos de presença para a disponibilização de Internet (PoPs – Points of Presence), em 95% no país.

Está igualmente em curso a atualização dos sistemas de suporte ao negócio (BSS – Business Support Systems), que visa melhorar os serviços, a nível do pré-pago, pós-pago e carteira móvel – Mkesh, sua plataforma de pagamentos, desenvolvimento de negócio e inclusão financeira.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Parlamento define prazo para posse dos deputados do PODEMOS

O Parlamento moçambicano decidiu que os deputados do...

0

Moçambique: ANAMOLA sugere sistema semi-presidencialista para o país

O líder do ANAMOLA, Venâncio Mondlane, defende a...

0

Moçambique e Eswatini juntos em mega Projecto de Abastecimento de Água

Os governos de Moçambique e Eswatini reforçaram recentemente...

0