Venâncio Mondlane, candidato suportado pelo PODEMOS, nas eleições de 9 de outubro passado, e que se encontrava em parte incerta durante quase dois meses já se encontra em Maputo desde manhã desta quinta-feira (9).
Em duas declarações à jornalistas no aeroporto internacional de Maputo, Venâncio Mondlane, disse que está na capital do país carne e osso para em caso de negociação haja conversações “a minha vinda é para quebrar a narrativa de que o diálogo não tinha a participação do Venâncio porque estava fora do país. Estou aqui carne e osso para se quiserem dialogar”.
No mesmo discurso, Venâncio Mondlane, criticou as mortes contra seus apoiantes e acusou as autoridades de estarem a fazer genocídio e sepultura em valas comuns “as pessoas estão sendo sequestradas em suas casas e executadas na matas e valas comuns como supostos apoiantes do Venâncio Mondlane. Observa-se um crescimento geométrico de assassinatos”.
No mesmo discurso, o candidato suportado pelo PODEMOS, disse não ter medo de processos judiciais que correm contra si na justiça moçambicana “estou aqui para mostrar que estou disponível a submeter-me à justiça a me defender perante a justiça e a provar quem são os verdadeiros culpados pelos crimes que acontecem no país”.