Andorra: ‘Conversas de Abril’ celebrou os 51 anos da Revolução dos Cravos

Para celebrar os 51 anos da Revolução dos Cravos, realizou-se, durante dois dias, a teleconferência “Conversas de Abril”, organizada pelo Consulado Geral de Portugal no Principado de Andorra. A primeira aconteceu na sexta-feira, 11, às 11h, na Universidade de Andorra, em Sant Juliá de Lòria, e a segunda, no sábado, 12, às 18h, na sede do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, em Escaldes-Engordany.

A teleconferência teve como palestrante Natércia Salgueiro Maia, viúva do capitão de abril, um dos promotores da Revolução dos Cravos, Fernando Salgueiro Maia. Como testemunha dos eventos daquele período, a viúva falou do movimento militar e de como libertou “Portugal da opressão ditatorial”.

O evento em Escaldes-Engordany iniciou com alunos das classes de Língua e Cultura portuguesas entoando “Grândola Vila Morena” e “Somos Livres”, para recordar “as melodias, fundamentais em 1974 no processo democrático”. Em seguida, o presidente do Grupo de Folclore Casa de Portugal, José Luis Carvalho, deu boas-vindas aos presentes.

Durante seu discurso, o cônsul-geral de Portugal e promotor da iniciativa, Duarte Pinto da Rocha, enalteceu a trajetória de Fernando Salgueiro Maia, ocasião em que a viúva do militar aproveitou para revelar que o seu marido era uma “pessoa alegre, divertida e com ideais muito bem definidos”. Ela também disse como se conheceram e contou sobre a vida com ele e de como se viu implicada no movimento militar de abril.

Na noite de 24 de abril ela contou que as tropas saíram dos quartéis ao som da música “Depois do Adeus” e relatou que “espreitou pelos buracos das persianas a coluna militar dirigida pelo seu marido, para não levantar suspeitas nos policiais da PIDE[Polícia Internacional e de Defesa do Estado]”, que os vigiavam.

Após uma hora de conversas interativas com os alunos, o evento terminou com um filme sobre o 25 de abril, com música de fundo ao som de “Grândola Vila Morena”, produzida por Marc Medeiros e cantada por Eugénia Correia, membros jovens do Grupo de Folclore Casa de Portugal, que pode ser assistido no Youtube: https://youtu.be/3qphQymI91w?si=yejqK1rRrhGCnkxv.

Participaram do encontro, além dos citados, a ministra de Cultura, Juventude e Desporto do Principado de Andorra, Monica Bonell, o ministro conselheiro da Embaixada de Espanha em Andorra, Javier Benosa, a vereadora de Infância e Sénior de Escaldes-Engordany, Maria Carriço e o reitor da Universidade de Andorra, Juli Minoves.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Cerimónia de substituição da Bandeira Nacional assinala início das comemorações dos 65 anos de Brasília

Brasil: Cerimónia de substituição da Bandeira Nacional assinala início das comemorações dos 65 anos de Brasília

No próximo domingo, dia 20, realiza-se na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a cerimónia oficial de substituição da Bandeira…
Guiné-Bissau: Traficantes já condenados em Bissau serão apresentados em tribunais dos EUA

Guiné-Bissau: Traficantes já condenados em Bissau serão apresentados em tribunais dos EUA

A representação da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) na Guiné-Bissau destacou a colaboração do governo guineense, através da…
Covilhã: Mostra organizada pela UBI atrai comitiva de engenheiros do Brasil

Covilhã: Mostra organizada pela UBI atrai comitiva de engenheiros do Brasil

Foto: divulgação/mUBIweek A mostra “mUBIweek: Engenharia Sem Fronteiras 2025”, criada pela Universidade da Beira Interior (UBI), com sede na Covilhã,…
BCE corta taxa de juro para 2,25% face ao abrandamento económico e tensões comerciais

BCE corta taxa de juro para 2,25% face ao abrandamento económico e tensões comerciais

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu ontem reduzir a sua taxa de juro de referência em 0,25 pontos percentuais, fixando-a…