António Costa, primeiro-ministro português, encontra-se hoje em Luanda, em visita oficial de 2 dias a Angola.
Em declarações em Luanda, António Costa referiu que: “Estamos a criar um conjunto de instrumentos, para que os agentes económicos angolanos e os portugueses tenham uma confiança reforçada para investir cá e lá”.
O primeiro-ministro português foi recebido por Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores angolano, bem como por Adriano Mendes de Carvalho, governador de Luanda.
Da agenda do primeiro-ministro português constam encontros com a comunidade portuguesa a residir em Angola, estando agendada uma audiência com João Lourenço, presidente angolano, amanhã, assim como um encontro com Fernando da Piedade Dias dos Santos, presidente da Assembleia Nacional angolana.
Estão previstas a assinatura de acordos de dupla tributação, renovação e ordenamento da linha de crédito; assim como acordos nas áreas da agricultura e da comunicação social.
Da delegação portuguesa fazem parte Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE); Capoulas Santos, ministro da Agricultura; Teresa Ribeiro, secretária de Estado do MNE; Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização; e Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado adjunto e das Finanças.