Dos quase 700 mil residentes em Portugal oriundos do exterior, mais de 204 mil vieram do Brasil, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) português. A Comunidade brasileira no país europeu foi a que mais cresceu em 2021, correspondendo, agora, a quase um terço de todos os estrangeiros que vivem em Portugal.
De acordo com o documento, a população estrangeira residente em Portugal totalizou 698.887 cidadãos no ano passado — o maior número registado desde o início da série história em 1976. “Em 2021 verificou-se, assim, pelo sexto ano consecutivo, um acréscimo da população estrangeira residente, com um aumento de de 5,6% face a 2020”, refere o relatório.
Apesar da manutenção da tendência de alta, o relatório apontou que a pandemia de covid-19 provocou uma desaceleração no aumento da população estrangeira de Portugal em relação a 2020. O documento afirma que ainda que os principais motivos para a concessão de novos títulos de residência no país foram atividade profissional, reagrupamento familiar e estudo.
Carlos Vasconcelos – Correspondente