“Brasil Origem Week” retorna a Portugal com programação em Vila Nova Gaia

Após as edições em Paris e Bruxelas, o festival “Brasil Origem Week” retorna para a sua segunda edição (a primeira foi no Porto), em Portugal, no World of Wine (WOW), em Vila Nova Gaia, para apresentar a riqueza cultural, gastronómica e empresarial do Brasil.

O evento terá início no dia 24 de abril, das 16h às 20h, e prosseguirá nos dias 25, 26 e 27, das 14h às 20h, com painéis, rodadas de negócios, exposições artísticas e shows musicais. A entrada é livre, com direito à degustação de comidas típicas dos Estados brasileiros.

“Esta segunda edição portuguesa do Brasil Origem Week é especial. Vamos mostrar um pouco da diversificada cultura brasileira com os mais diferentes produtos como biojoias, moda, além da parte de gastronomia, artes. É uma forma de Portugal descobrir um Brasil que ainda não conhece”, ressaltou o idealizador do evento, Marco Lessa.

A gastronomia será um dos destaques, centrada no Estado da Bahia e na cidade de Recife, com chefs a “prepararem delícias do Brasil em sessões de cozinha show”. Serão exploradas “desde a fusão Brasil-Portugal, com a moqueca de bacalhau, de Zana Hora, participante do MasterChef Portugal em 2022, até sabores famosos no nordeste brasileiro”.

O especialista em bolo de rolo, Marcos Monteiro, vai mostrar a preparação do doce, património cultural e imaterial de Pernambuco, e o chef Emanuel Sávio, que participou no MasterChef Brasil, vai ensinar a fazer cuscuz com manteiga de garrafa, macaxeira cozida e queijo coalho.

Entre os artistas brasileiros, vão expor os seus trabalhos, uma mostra sobre futebol intitulada “Um olhar sobre uma paixão do Brasil”, do fotógrafo Daryan Dornelles e a “Mais Bossa, por favor!”, da pintora Helô Plantier.

No “Fórum Brasil/Portugal — Oportunidades e Perspetivas”, os especialistas convidados vão debater sobre investimentos na Bahia e em Recife, além de uma mesa-redonda sobre oportunidades para empresários brasileiros em Portugal.

No “Fórum Mulher”, com lideranças femininas, o tema será “o papel da mulher nos negócios e redes de apoio para empreendedoras”, sob o comando de Rijarda Aristóteles e a participação da fundadora da ONG Alumna, Programa de Mentoria, Larissa Ushizima, a empresária Raquel Lopes e a consultora Karla Martins.

As apresentações musicais vão ser no Bossa Bar com caipirinhas preparadas pela Casa Cachaça, de Raquel Lopes.

Durante o festival, além das apresentações citadas, também vai acontecer a “Feira Origem Brasil”, o workshop “Destinos Turísticos Brasileiros”, o “Fórum Brasil / Portugal”, “Desfile de moda — Cores e tons do Brasil” e “Concertos de Além-Mar”.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…