COP30: Portugal sobe para o 12º lugar no Índice de Desempenho Climático

O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas 2026 (CCPI), divulgado esta terça-feira na COP30 em Belém, trouxe notícias positivas para Portugal, que subiu três posições, alcançando o 12.º lugar na classificação global.

Na prática, Portugal ocupa a 9.ª posição, dado que os três primeiros lugares permanecem vazios – uma crítica contundente ao facto de nenhum país estar totalmente alinhado com a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

O CCPI é um instrumento crucial que avalia o desempenho das políticas climáticas de 63 países e da União Europeia, que juntos representam 90% das emissões globais. Portugal recebeu classificações “elevada” em emissões de gases com efeito de estufa e “média” nas categorias de uso de energia, energias renováveis e política climática, mantendo-se entre os países com melhor performance climática.

No panorama internacional, o CCPI volta a alertar para o desempenho fraco dos países do G20, com dez deles, incluindo a China, os Estados Unidos e a Rússia, a permanecerem na categoria de desempenho “muito baixo”.

A Dinamarca mantém-se como líder do ranking (4.º lugar na prática) destacando-se nas energias renováveis offshore. Por outro lado, o Reino Unido, após a eliminação do carvão, subiu para o 5.º lugar, e Marrocos destaca-se em 6.º com baixas emissões per capita e fortes investimentos em transportes públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

União Europeia aplica multa de 200 milhões de euros à Temu por violação da Lei dos Serviços Digitais

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 200...

0

Cientistas descobrem colónia gigante com mais de 5,5 milhões de abelhas escondidas sob cemitério em Nova Iorque

Investigadores da Universidade Cornell descobriram uma gigantesca população...

0

Portugal: FMI recomenda reforço do planeamento e gestão do investimento público

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu que Portugal...

0