Portugal: Envio de bens por correio registado internacional termina em janeiro

A partir de 1 de janeiro de 2026, os portugueses deixarão de poder enviar bens por correio registado internacional, anunciou esta segunda-feira os CTT. A medida deve-se a uma alteração legislativa da União Postal Universal (UPU), que passa a distinguir os serviços postais entre documentos e mercadorias.

Segundo os CTT, o envio registado internacional ficará exclusivo para cartas e documentos, como relatórios, cartões de Boas Festas ou documentos de identificação. Já bens tangíveis, desde presentes a eletrodomésticos, terão de ser enviados através do Correio Azul Internacional, que oferece rastreabilidade e tratamento prioritário, mas com menos comprovativos de segurança em caso de perda ou avaria.

O prazo de entrega mantém-se inalterado: cerca de três dias úteis para a Europa e cinco para o resto do mundo. Além disso, será possível enviar mercadorias de até 30 kg pelo formato de encomenda postal.

Os CTT explicam que a mudança visa modernizar e simplificar os serviços postais, adequando-os ao comércio eletrónico e às exigências de segurança e alfandegárias associadas às mercadorias.

Para envios de documentos, não há alterações: continuará a ser possível utilizar o Correio Registado Internacional com rastreio completo e segurança do serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Ministro das Finanças admite rever IVA da restauração se houver apoio parlamentar

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, desafiou...

0

Site português reúne quase 500 anos de registos para descobrir antepassados

Quem quiser explorar a história da própria família...

0

Investigação portuguesa cria tecnologia inovadora para diagnósticos e tratamentos do cancro mais precisos

Paula Videira e equipa desenvolveram o L2A5, um...

0