Humanidades Digitais aproximam Coimbra e Macau

A Universidade Politécnica de Macau (UPM) e a Universidade de Coimbra (UC) anunciaram a criação de um programa conjunto de investigação em Humanidades Digitais, focado na promoção dos estudos sino-portugueses e na digitalização de arquivos históricos. A iniciativa pretende aprofundar a cooperação científica interdisciplinar entre a China e os países de língua portuguesa.

Segundo a UPM, o projecto visa consolidar o papel de Macau como “ponte de intercâmbio académico” e fortalecer a colaboração internacional em áreas emergentes da investigação. O programa integra competências das duas instituições para promover inovações multidimensionais, incluindo a digitalização de fundos documentais históricos, o desenvolvimento de modelos de linguagem portuguesa de grande escala com recurso à inteligência artificial, a revitalização digital do património cultural e novas formas de comunicação digital contemporânea.

No mesmo contexto, foi assinado um acordo para criar uma base de cooperação no ensino superior na Cidade de Educação Internacional de Macau e Hengqin, com o objectivo de construir um “campus internacional” orientado para a comunidade global, conforme destacou o reitor da UPM, Marcus Im.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Proposta portuguesa na ONU quer reforçar regras sobre inteligência artificial

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da...

0

Portugal: Rendas das casas podem subir até 2,56% em 2027

As rendas das casas em Portugal poderão aumentar...

0

Portugal: Estado pode criar contas de poupança para a reforma das crianças

A sustentabilidade futura das pensões em Portugal está...

0