Portugal ainda só tem 30% da rede preparada para 5G

Portugal tem atualmente apenas cerca de 30% da sua infraestrutura suportada em 5G, revelou o ministro Miguel Pinto Luz, admitindo que o país ainda está longe de tirar pleno partido desta tecnologia.

Apesar de já existir oferta comercial, grande parte da rede não funciona em modo completo — o chamado 5G standalone, essencial para aplicações mais avançadas em áreas como saúde, indústria e internet das coisas. Por isso, segundo o governante, “temos 5G em Portugal, não o temos”, sublinhando que a transição ainda está a meio caminho.

O Governo defende a necessidade de acelerar o investimento por parte das operadoras e aposta também no reforço de infraestruturas digitais estratégicas, como cabos submarinos e centros de dados, para posicionar Portugal como um futuro polo tecnológico.

O objetivo passa por concluir a implementação do 5G e garantir que o país acompanha a evolução global na conectividade digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

China prepara novas restrições a companheiros virtuais de IA para menores

A China está a preparar regras mais rigorosas...

0

Portugal: Primeiro-ministro reúne-se com Guterres antes de discursar na ONU

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, reúne-se nesta...

0

China acelera produção de robots humanoides com nova fábrica de grande escala

A China reforçou a aposta na robótica humanoide...

0