Dois cacifos automáticos foram instalados na Cidade da Praia, em Cabo Verde, permitindo aos moradores retirar encomendas online a qualquer hora do dia. A iniciativa, parte das comemorações dos 50 anos da independência do país, é resultado de uma parceria entre os CTT — Correios de Portugal e os Correios de Cabo Verde.
A tecnologia, desenvolvida em Portugal, permite a retirada de encomendas 24 horas por dia, com uso de um PIN enviado por SMS ou e-mail após o depósito do item. As encomendas permanecem disponíveis por até cinco dias. Caso o serviço não apareça como opção no momento da compra, o usuário pode registrar-se no site correios.cv e gerar um endereço virtual para substituir a morada física. Há planos para expandir a instalação dos cacifos para outras ilhas do arquipélago.
A cerimónia de inauguração reuniu autoridades de ambos os países. Participaram João Bento (CTT), Isidoro Gomes (Correios de Cabo Verde), Francisco Travassos (Locky), além do vice-primeiro-ministro Olavo Correia e da ministra da Presidência, Janine Lélis.
João Bento, CEO dos CTT, destacou que a parceria reforça o compromisso conjunto com a inovação e a digitalização dos serviços postais. Segundo ele, “a tecnologia usada em Portugal tem potencial para alcançar resultados semelhantes em Cabo Verde”.
Ao presidir ao evento, o vice-primeiro-ministro e ministro da Economia Digital, Olavo Correia, ressaltou o impacto da iniciativa.
“E usar o seu tempo para criar valor e fazer coisas impactantes para si e para o seu país. Então, nós temos, no quadro de um pequeno Estado arquipélago, uma soberana oportunidade de fazer de Cabo Verde uma verdadeira nação digital”, disse.
Este responsável acrescentou que o governo está a investir em infraestruturas digitais, literacia e inclusão, com foco na criação de empregos qualificados em áreas como comércio eletrónico, serviços digitais e economia cashless (sem dinheiro físico).
Ígor Lopes