Um capitão da GNR foi detido pela Polícia Judiciária, em Fafe, quando descarregava cerca de 1,5 toneladas de cocaína ocultadas em contentores com peles de animais frescos. A droga, avaliada em mais de 30 milhões de euros, terá chegado a Portugal por via marítima, vinda da América Latina.
Com 34 anos e uma carreira militar iniciada ainda jovem na Academia, o oficial é suspeito de ter montado uma empresa para facilitar a entrada de contentores associados a uma rede de tráfico internacional.
A investigação aponta para um esquema sofisticado, em que a fachada empresarial servia para dissimular a atividade criminosa.
O militar desempenhou funções na Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras e liderou destacamentos em Fafe e Vila Real, aproveitando o conhecimento operativo e logístico para coordenar a receção e distribuição da droga em território nacional.
A Polícia Judiciária considera que este é um dos maiores carregamentos apreendidos nos últimos anos e continua a investigação para identificar restantes elementos da rede.
O capitão encontra-se em prisão preventiva por fortes indícios de tráfico de estupefacientes e associação criminosa.