Portugal entra em situação de alerta devido ao calor extremo e perigo de incêndios

O Governo anunciou que Portugal continental ficará em situação de alerta a partir da meia-noite de domingo, prolongando-se até às 23h59 de quinta-feira, 7 de agosto, devido às temperaturas excecionalmente altas e ao risco elevado de incêndios rurais.

A decisão foi comunicada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, que deixou um aviso à população:

“A próxima semana será difícil. Todo o dispositivo de combate aos incêndios está pronto e reforçado, com mais vigilância, mais fiscalização e mais patrulhamento.”

Restrições durante o período de alerta

  • Proibição de acesso, circulação e permanência em zonas florestais e caminhos rurais indicados nos Planos Municipais de Defesa da Floresta;
  • Suspensão de todas as queimadas e queimas de sobrantes já autorizadas;
  • Proibição de utilização de máquinas ou equipamentos que possam gerar faíscas em áreas de risco;
  • Suspensão do uso de fogo-de-artifício e outros artefactos pirotécnicos.

Medidas reforçadas no terreno

  • Bombeiros, GNR, PSP e Forças Armadas em estado de prontidão máxima;
  • Maior mobilização de sapadores florestais e vigilantes da natureza;
  • Equipas de emergência médica e apoio social preparadas para atuar;
  • Intensificação de patrulhamento aéreo e terrestre nas zonas mais vulneráveis.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um episódio de calor severo até quarta-feira, com máximas entre 36 e 44 graus e noites tropicais com temperaturas mínimas entre os 20ºC e os 25ºC.

Todos os distritos, com exceção de Faro, estão sob aviso laranja este domingo.
Na segunda-feira, o Minho passa a aviso vermelho, o nível mais elevado, que corresponde a risco extremo.

As autoridades pedem à população que siga as recomendações oficiais e adote medidas de prevenção, sublinhando que os próximos dias serão de máxima atenção e prudência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Macau e Portugal reforçam cooperação com assinatura de 61 acordos durante visita oficial

O Chefe do Executivo de Macau, Sam Hou...

0

Dia da Comunidade Luso-Brasileira como ponte para “reforçar cooperação económica” com atuação da FUNCEX

O Dia da Comunidade Luso-Brasileira, instituído pela Lei...

0

Cabo Verde/Portugal: Eurico Monteiro recebeu visita de delegação empresarial de Cinfães

O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento...

0