Portugal: Infarmed aprova primeiro psicadélico para tratar depressão grave resistente

O Infarmed aprovou o uso hospitalar e o financiamento público do Spravato (escetamina), tornando-se o primeiro psicadélico autorizado em Portugal para tratar adultos com depressão grave resistente ao tratamento.

O medicamento destina-se a doentes que não responderam a pelo menos três antidepressivos diferentes e que, além disso, tenham realizado psicoterapia e apresentem resistência, contraindicação ou recusa à eletroconvulsivoterapia.
No entanto, será utilizado em associação com outros antidepressivos, em contexto hospitalar e sob vigilância médica.

A decisão surge no mesmo dia em que um grupo de trabalho, composto por representantes de ordens profissionais e do Conselho Nacional de Ética, defendeu a regulamentação do uso clínico de psicadélicos, com acesso restrito a prescrição médica e acompanhamento especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

OMS lança roteiro global para combater a hipertensão na gravidez

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e os...

0

Portugal: Mais de dois milhões de pensionistas vão receber apoio extraordinário em dezembro

O Governo português vai atribuir um suplemento extraordinário...

0

Portugal: Gasolina deverá subir cinco cêntimos na próxima semana

Os preços dos combustíveis em Portugal continental deverão...

0