Portugal: Mais de 70 milhões de euros aceleram transição energética

A Agência para o Clima (ApC) pagou, em junho, cerca de 71 milhões de euros para impulsionar programas estratégicos da transição energética em Portugal. Os apoios, provenientes do Fundo Ambiental, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e de outros instrumentos de política climática, refletem o compromisso com a descarbonização, a eficiência energética e a economia circular.

Entre os destaques está o apoio de 8,47 milhões de euros ao consórcio BE@T, que promove uma indústria têxtil nacional inovadora, sustentável e circular, com base em matérias-primas biológicas e renováveis. Também foram atribuídos 6,5 milhões ao programa PAE+S, que tem ajudado milhares de famílias a tornar as suas casas mais eficientes e confortáveis, reduzindo a fatura energética.

Outro investimento relevante, no valor de 2,76 milhões de euros, foi direcionado à renovação de frotas municipais com veículos de emissões nulas e à instalação de infraestruturas de carregamento, contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou que os pagamentos demonstram a capacidade de execução da ApC: “Estes mais de 70 milhões de euros pagos em junho refletem um compromisso firme com a transição energética e a modernização ambiental do país.”

Ask ChatGPT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Salário médio subiu 50,9% desde 2015, mas continua muito abaixo da média europeia

O salário médio bruto em Portugal aumentou 50,9%...

0

Portugal: Via Verde vai aumentar preços a partir de 10 de abril

A Via Verde vai atualizar os preços de...

0

Portugal e Espanha criam sistema de alerta para cheias nas zonas fronteiriças

Portugal e Espanha vão desenvolver sistemas de aviso...

0