Portugal mobiliza mais de 1.700 bombeiros contra quatro grandes incêndios

Quatro incêndios de grande dimensão continuam a lavrar em Trancoso, Covilhã, Vila Real e Tabuaço, mobilizando mais de 1.700 bombeiros e centenas de meios terrestres. O fogo em Freches, Trancoso, mantém duas frentes ativas, enquanto na Covilhã uma frente continua por dominar após um tornado de fogo observado na segunda-feira.

Em Vila Real, um reacendimento prolonga um incêndio ativo há dez dias, levando o presidente da câmara a criticar a resposta do Governo. Também em Tabuaço, mais de 200 operacionais combatem as chamas. Marrocos enviou dois aviões Canadair para reforçar o dispositivo português, após avarias em aeronaves contratadas.

A Proteção Civil contabiliza 37 feridos, sobretudo por inalação de fumo.
Doze distritos estão sob aviso laranja devido ao calor intenso, vento forte e tempo seco, condições que já contribuíram para a destruição de quase 60 mil hectares em 2025.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta que as altas temperaturas devem prolongar-se até quinta-feira, mantendo elevado o risco de novos focos de incêndio.

As autoridades reforçam o apelo para evitar comportamentos de risco, como queimadas ou uso de maquinaria em zonas rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Nova Lei da Nacionalidade endurece regras para imigrantes e filhos de estrangeiros

A nova Lei da Nacionalidade foi promulgada pelo...

0

Portugal avança com taxa sobre lucros extraordinários das energéticas

Portugal vai aplicar uma nova taxa sobre os...

0

Timor-Leste celebra Dia da Língua Portuguesa com Portugal em Díli

Timor-Leste assinalou o Dia Mundial da Língua Portuguesa...

0