Portugal: Montenegro defende reforma do Estado e aposta na indústria da Defesa

Luis Montenegro Portugal

O Primeiro-Ministro Luís Montenegro afirmou que o país “tem de acreditar” na reforma do Estado, destacando a necessidade de simplificar procedimentos administrativos e eliminar obstáculos burocráticos que travam a decisão pública. “Vamos começar a simplificar procedimentos e a eliminar fases que hoje constituem empecilhos”, afirmou, garantindo que a reforma não implicará perda de fiscalização, mas sim mais rigor, transparência e responsabilização.

Durante a conferência “Economia Sem Fronteiras”, em Lisboa, Montenegro sublinhou que o atual excesso de pareceres e pronúncias na administração pública bloqueia o crescimento económico, limitando também a capacidade do Estado de pagar melhores salários e atrair talento. “A administração pública é um elemento-chave da competitividade económica”, reforçou.

O chefe do Governo anunciou ainda que, nas próximas semanas, serão apresentados sinais claros de incentivo ao investimento na área da Defesa, não apenas como despesa, mas como motor de negócio, desenvolvimento tecnológico e fixação de capital humano. Montenegro apelou ao aproveitamento das oportunidades do sector e defendeu uma maior colaboração europeia, criticando a incoerência de exigir reconversões industriais nacionais sem garantir compras internas.

Apontando exemplos como a indústria aeronáutica e têxtil portuguesa, o Primeiro-Ministro destacou a capacidade nacional de produzir componentes de uso dual – civil e militar – e sublinhou que os Estados devem assumir a responsabilidade de adquirir material produzido internamente para fortalecer a sua própria indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente Daniel Chapo em visita oficial a Portugal com foco na dívida verde

Moçambique: Presidente Daniel Chapo em visita oficial a Portugal com foco na dívida verde

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, iniciou esta quinta-feira uma visita oficial a Portugal, centrada no reforço das relações bilaterais…
Velório de Diogo Jota e do irmão André comove Portugal

Velório de Diogo Jota e do irmão André comove Portugal

O país amanheceu esta sexta-feira em profundo luto com o início das cerimónias fúnebres em Gondomar, terra natal de Diogo…
Cabo-Verde: EasyJet vai voar para mais três ilhas  com tarifas a partir de 77,49 euros

Cabo-Verde: EasyJet vai voar para mais três ilhas com tarifas a partir de 77,49 euros

A companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet anunciou esta quarta-feira, na ilha do Sal, a expansão da sua operação…
Portugal: Associação “Também Somos Portugueses” participará em testes para novos serviços online do IRN

Portugal: Associação “Também Somos Portugueses” participará em testes para novos serviços online do IRN

Fruto de um termo de cooperação com o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) português, a Associação “TSP –…