Portugal: Nova lei dos condomínios pode obrigar moradores a ter seguro de responsabilidade civil

O Governo está a preparar uma proposta de lei para regulamentar a administração de condomínios, com novas regras que poderão incluir contrato escrito, seguro de responsabilidade civil e formação obrigatória.

A versão provisória do diploma já foi apresentada às associações do setor. A proposta prevê também reforçar a formação inicial e contínua dos administradores, abrangendo áreas como seguros, reabilitação urbana e proteção dos edifícios.

As novas exigências poderão aplicar-se igualmente aos moradores que assumam a administração do próprio condomínio. A Associação Nacional dos Profissionais de Administração de Condomínios defende, em particular, que estes administradores também tenham de contratar um seguro de responsabilidade civil.

A fiscalização da atividade poderá ficar a cargo do IMPIC, embora esteja ainda em discussão a criação de uma estrutura especializada. A proposta de lei poderá avançar ainda durante 2026, mas as regras finais continuam por definir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal paga mais por três fragatas FREMM EVO do que Itália

Portugal vai investir 3,9 mil milhões de euros...

0

ISCAL deixa cinco dicas para gerir bem o orçamento familiar entre férias e regresso às aulas  

Com muitos portugueses ainda de férias e o...

0

Portugal será o próximo palco dos Jogos do Mediterrâneo de Praia

Realização dos Jogos em Portugal insere-se num percurso...

0