O XXV Governo Constitucional de Portugal, liderado por Luís Montenegro, tomará posse esta quinta-feira, 5 de junho, às 18h00, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. A cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que aprovou a composição do novo executivo.
Após vencer as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, a coligação de centro-direita Aliança Democrática (AD) formou um governo minoritário, com 91 dos 230 assentos parlamentares. O partido Chega emergiu como principal força da oposição com 60 deputados, ultrapassando o Partido Socialista, que registou o seu pior resultado em décadas.
A nova equipa governativa mantém várias figuras-chave do anterior executivo, como Paulo Rangel nos Negócios Estrangeiros e Joaquim Miranda Sarmento nas Finanças. Entre as novidades, destacam-se Maria Lúcia Amaral, ex-provedora de Justiça, que assumirá a pasta da Administração Interna, e Margarida Balseiro Lopes, que liderará um superministério que integra Cultura, Juventude e Desporto.
A posse dos secretários de Estado está agendada para sexta-feira, 6 de junho, às 12h00, também no Palácio da Ajuda.