Portugal: Portagens poderão aumentar 3,82% a partir de janeiro de 2027

As tarifas das portagens nas autoestradas portuguesas poderão registar um aumento de 3,82% no início de 2027, segundo os dados provisórios da inflação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A atualização deverá entrar em vigor a 1 de janeiro, caso se confirme a estimativa.

O cálculo tem por base a inflação homóloga de outubro, excluindo os custos da habitação, que atingiu provisoriamente 3,72% no continente. A este valor acresce uma compensação de 0,1 pontos percentuais atribuída às concessionárias, prevista num acordo estabelecido com o Governo em 2022.

O aumento ainda não é definitivo, uma vez que o INE apenas divulgará os dados finais da inflação a 11 de novembro. As concessionárias terão até ao dia 15 do mesmo mês para apresentar ao Executivo as propostas de atualização dos preços.

Após a entrega das propostas, o Governo dispõe de 30 dias para se pronunciar. Os valores concretos das portagens, que poderão variar consoante as autoestradas e os respetivos troços, serão conhecidos depois da conclusão deste processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Empresária brasileira Mônica Maciel promove em Lisboa encontro sobre oratória, posicionamento e empreendedorismo

Imagem: Empresária e especialista brasileira em Oratória Mônica...

0

Portugal: Gasóleo poderá encarecer na segunda-feira enquanto gasolina deverá ficar mais barata

Os automobilistas portugueses poderão encontrar novos preços nos...

0

Timor-Leste reforça contactos com Universidade de Coimbra para formar profissionais da Justiça

O Governo de Timor-Leste está a estudar novas...

0