O preço da eletricidade em Portugal poderá aumentar mais de 32% durante o verão, segundo uma análise baseada nos contratos futuros do mercado grossista OMIP, divulgada pela plataforma ComparaJá.
O contrato de base para Portugal fechou recentemente nos €64,34/MWh, mas as projeções para o terceiro trimestre de 2026 apontam para valores na ordem dos €85,45/MWh, refletindo uma subida significativa face aos níveis atuais.
De acordo com a análise, junho deverá manter preços próximos dos atuais, mas a partir do verão é esperada uma pressão ascendente devido ao aumento da procura, à menor produção hídrica e à volatilidade do mercado energético europeu.
Este cenário poderá ter impacto direto nas faturas das famílias e pequenas empresas, sobretudo para quem tem contratos indexados ao mercado. A subida coincide ainda com o período de maior consumo energético, associado ao uso de sistemas de climatização.
Perante esta evolução, especialistas recomendam a revisão antecipada dos contratos de eletricidade e a comparação de ofertas, incluindo tarifas fixas que permitam maior estabilidade de preços ao longo do ano.