Portugal: PSP regista 151 casos de bullying e cyberbullying nas escolas em 2024/2025

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou, no último ano letivo, 130 situações de bullying e 21 de cyberbullying em estabelecimentos de ensino, um total de 151 casos. Os números representam uma descida face a 2023/2024, com menos quatro ocorrências de bullying e menos nove de cyberbullying.

Num balanço divulgado esta quinta-feira, a propósito do arranque do ano escolar, a PSP sublinha que esta continua a ser uma das principais preocupações no ambiente educativo.
No âmbito do Programa Escola Segura, foram realizadas 6.336 ações de sensibilização específicas sobre bullying, que envolveram mais de 131 mil alunos, além de 1.481 contactos individuais de prevenção criminal.

No total, as equipas da Escola Segura promoveram 31.640 iniciativas de sensibilização, abrangendo cerca de 730 mil participantes, e concretizaram mais de 82 mil contactos individuais de prevenção.

Com o regresso às aulas de 1,6 milhões de estudantes, a PSP garante presença nas escolas para assegurar um início de ano letivo “tranquilo”.
Para 2025/2026 estão previstas 10 operações nacionais de prevenção, centradas não só no bullying e cyberbullying, mas também em áreas como direitos humanos, violência no desporto, delinquência juvenil, segurança online, violência doméstica e comportamentos de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal sob pressão de Bruxelas por atrasos nas renováveis

A Comissão Europeia decidiu avançar com ações contra...

0

Angola e Portugal reforçam cooperação no setor da saúde

Angola e Portugal reafirmaram o compromisso de aprofundar...

0

Portugal: PTRR terá 22,6 mil milhões de euros para responder aos impactos do mau tempo

O programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR)...

0