Portugal quer reconhecer Estado da Palestina com mais 15 países

Portugal admitiu reconhecer o Estado da Palestina através de uma declaração conjunta assinada no final da conferência sobre a solução dos dois Estados, realizada na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Antes da reunião dos chefes de Estado e de Governo que terá lugar durante a semana de alto nível da 80.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU 80) em setembro de 2025, (…) [os chefes da diplomacia de 12 países europeus, Canadá, Austrália e Nova Zelândia] já reconhecemos, expressámos ou expressamos a vontade ou a consideração positiva dos nossos países em reconhecer o Estado da Palestina, como um passo essencial para a solução de dois Estados”, pode ler-se na declaração conjunta de 16 países.

O documento foi subscrito pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, no final da conferência que terminou nesta terça-feira, 29 de julho, em Nova Iorque.

Pela Europa, assinam a declaração Andorra, Finlândia, França, Islândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Noruega, Portugal, San Marino, Eslovénia e Espanha. Entre estes países, Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovénia reconheceram o Estado palestiniano em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Vice-presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas na AR, deputa Elza Pais lança livro sobre “violência doméstica contra as Mulheres”

Elza Pais, deputada à Assembleia da República portuguesa,...

0

Portugal e Timor-Leste focados na proteção e segurança sociais

O Governo timorense anunciou nesta segunda-feira, 21 de...

0

Timor-Leste e Portugal renovam parceria na proteção e segurança social

Timor-Leste e Portugal assinaram um Programa de Cooperação...

0