Portugal: Rangel defende levantamento de suspensão da Guiné-Bissau da CPLP

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, visitou a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nesta segunda-feira, 12 de janeiro, em Lisboa.

O governante foi recebido pela secretária executiva da CPLP, Maria de Fátima Jardim, com quem manteve um encontro privado. No local também estava presente a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Ana Isabel Xavier.

Nesse mesmo dia, para além de terem sido analisadas analisadas matérias relacionadas com o funcionamento da organização lusófona, houve ainda um momento em que Rangel disse ser desejável o levantamento da suspensão da Guiné-Bissau da CPLP assim que seja restabelecida a ordem constitucional, uma vez que o povo e o Estado guineense constituem elementos essenciais da Comunidade.

Por sua vez, a secretária executiva da CPLP realçou o trabalho desenvolvido pela Missão de Observação Eleitoral da organização na Guiné-Bissau. Maria de Fátima Jardim reafirmou a solidariedade da Comunidade para com o povo guineense.

A visita do ministro representa a primeira deslocação oficial de um governante de um Estado-membro à sede da CPLP em 2026, ano em que se assinala o 30.º aniversário da fundação da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné-Bissau: Constituição desejada por Sissoco aprovada pelo Alto Comando Militar

O Conselho Nacional de Transição, órgão nomeado e...

0

Portugal: Inflação desacelerou para 2,3% em 2025, com alimentos a pressionar os preços

A inflação em Portugal abrandou em 2025, com...

0

Comércio Portugal-Venezuela mantém dimensão residual segundo dados oficiais

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de...

0