Portugal recebe aviso de Bruxelas por atraso nas novas regras contra branqueamento de capitais

A Comissão Europeia abriu um procedimento de infração contra Portugal e outros 17 Estados-membros por não terem concluído dentro do prazo a transposição de partes da nova legislação europeia destinada a combater o branqueamento de capitais.

Em causa está a sexta Diretiva Anti-Branqueamento de Capitais, que deveria ter sido transposta até 10 de julho. As novas regras abrangem, entre outros aspetos, o acesso a informações sobre os beneficiários efetivos das empresas, consideradas importantes para aumentar a transparência e apoiar o trabalho das autoridades.

Segundo a Comissão, 18 países ainda não comunicaram a transposição integral de quatro artigos da diretiva. Além de Portugal, o procedimento envolve países como Alemanha, Espanha, França, Países Baixos, Polónia, Bélgica, Grécia e Finlândia.

Bruxelas enviou notificações formais aos Estados abrangidos, que dispõem agora de dois meses para corrigir as falhas e comunicar as medidas adotadas. Caso as respostas não sejam consideradas suficientes, a Comissão poderá avançar para a fase seguinte do processo de infração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Avaliação bancária das casas atinge novo máximo em agosto

O valor mediano atribuído pelos bancos às habitações...

0

Portugal: Mais de 90% dos portugueses defendem refeições saudáveis e gratuitas nas escolas

Mais de nove em cada dez portugueses apoiam...

0

Portugal: Combustíveis deverão ficar mais baratos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis deverão recuar a partir...

0