Portugal: Rendas poderão subir até 2,2% em 2026

As rendas habitacionais em Portugal deverão aumentar até 2,2% no próximo ano, segundo projeções avançadas pelo Jornal de Negócios com base nos dados de inflação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação média dos últimos 12 meses, excluindo habitação, fixou-se em julho nos 2,16%. Especialistas apontam que, salvo alterações inesperadas, o valor final deverá ficar muito próximo desta percentagem, refletindo a tendência de desaceleração registada nos últimos meses.

Segundo cálculos da CNN Portugal, a aplicação deste coeficiente traduz-se, por exemplo, num acréscimo mensal de 11 euros para rendas de 500 euros, 22 euros para rendas de 1.000 euros e 33 euros para rendas de 1.500 euros.

A atualização anual das rendas não é obrigatória e depende da decisão do senhorio, que deve comunicar por escrito ao inquilino com, pelo menos, um mês de antecedência.
A carta — enviada por correio registado ou entregue em mão com comprovativo — deve explicar o cálculo efetuado, podendo o valor final ser arredondado para o cêntimo superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Portugal: Ordem dos Médicos defende consultas presenciais para atestados de condução

A Ordem dos Médicos manifestou preocupação com o...

0

Portugal: Greve de tripulantes pode afetar voos a 3 de junho

Os tripulantes de cabine representados pelo SNPVAC aprovaram...

0

Portugal: Novo portal facilita doação de sangue

Em Portugal, o novo site dador.pt está a...

0