Portugal: Uber lança serviço “Women Drivers” em Lisboa para viagens entre mulheres

A Uber anunciou o lançamento, em Lisboa, do serviço “Women Drivers”, que permitirá às utilizadoras escolher viajar apenas com motoristas mulheres, ou aos motoristas femininos transportar exclusivamente passageiras. A novidade estará disponível a partir da próxima semana, sem custos adicionais, durante a fase-piloto, cuja disponibilidade dependerá do número de motoristas ativas.

Segundo a plataforma, esta funcionalidade pretende tornar a mobilidade mais personalizada e confortável, respondendo a um pedido de muitas utilizadoras e motoristas. Francisco Vilaça, diretor-geral da Uber em Portugal, afirmou que o objetivo é tornar a plataforma mais inclusiva e atrativa para mulheres, promovendo a autonomia e liberdade de escolha no setor.

Atualmente, as mulheres representam apenas 9% dos motoristas TVDE em Portugal.
A Uber acredita que esta medida poderá incentivar mais mulheres a entrarem na atividade, oferecendo maior flexibilidade e adequação às suas necessidades.

O serviço “Women Drivers” já foi implementado em países como França, Alemanha, Polónia, África do Sul, Argentina e Austrália.

Em Portugal, esta opção junta-se a outras funcionalidades da Uber, como o “Uber Sénior” e “Uber for Teens”, que visam facilitar deslocações seguras para grupos específicos.

Em 2024, a plataforma TVDE Pinker, dedicada exclusivamente a motoristas e passageiras mulheres, foi impedida de operar pelo IMT por contrariar a legislação nacional que proíbe a discriminação no acesso a serviços TVDE, uma regra que também a Uber deve cumprir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Suíça: “Revista Repórter X” realiza 14.ª Gala Cultural com homenagens à diáspora lusófona

João Carlos Veloso Gonçalves, conhecido popularmente como “Quelhas”,...

0

Brasil: Banco chinês e BNDES criam fundo de mil milhões de dólares para investimentos

O Export-Import Bank of China (CEXIM) vai investir...

0

Banco Mundial considera economia de Timor-Leste mais frágil

O Banco Mundial considera que a economia de...

0