O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, anunciou que o país aprovou nesta quinta-feira, 27 de março, uma resolução em Conselho de Ministros para autorizar a realização de despesa até “205 milhões de euros para apoio militar à Ucrânia”.
De acordo com o chefe do Governo, em “Portugal, ao mesmo tempo que estávamos a realizar esta reunião, estávamos a decidir no Conselho de Ministros, em Lisboa, a autorização da despesa no valor de 205 milhões de euros, que concretiza o apoio militar em equipamento, em várias áreas que vão dotar as Forças Armadas ucranianas para poderem, não só continuar a fazer o seu combate, como assegurar, num processo de paz, toda a dissuasão para que a segurança da Ucrânia e da Europa esteja salvaguardada”.
As declarações foram feitas à imprensa à saída do Palácio do Eliseu, em Paris. Ainda de acordo com o governante, a reunião “coligação dos países dispostos” a apoiar a Ucrânia “mais uma vez acentua um espírito de união que se vive na Europa”, junto dos parceiros da União Europeia (UE) e da NATO, mas também com a Turquia, a Islândia e o Canadá.
Montenegro acrescentou que se trata de um esforço que visa alcançar “um processo de paz que possa trazer uma paz justa e duradoura com o envolvimento da Ucrânia, com o envolvimento da Europa”, mas também garantir os compromissos dos aliados.
Recorde-se que, até ao momento, Portugal já anunciou 455 milhões de euros para a Ucrânia e oito milhões de euros em apoio humanitário, segundo os dados do Ministério da Defesa.