Portugal vai investir 60 milhões na compra de armamento para a Ucrânia

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou que Portugal participa com 50 milhões de euros na iniciativa de aquisição de armamento aos Estados Unidos da América (EUA) para a Ucrânia, no final da reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia que se seguiu à reunião ministerial da NATO, em Bruxelas, na Bélgica.

Nuno Melo disse que Portugal anunciou que vai investir 50 milhões na iniciativa para as necessidades prioritárias da Ucrânia, adquirindo aos Estados Unidos armamento de que a Ucrânia necessita urgentemente para se defender da agressão russa e que “em muitos casos, não é fabricado com essa urgência na Europa”.

O Ministro referiu também que Portugal vai contribuir com dez milhões de euros para a iniciativa britânica de drones para a Ucrânia, referindo que “apesar de ser uma iniciativa britânica, tem recaído invariavelmente na produção de drones nacionais, portanto, é um investimento também na indústria de defesa nacional”.

Estes valores estão incluídos nos 221 milhões de euros com que Portugal se comprometeu a apoiar a Ucrânia este ano.

Portal do Governo

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

BCE deverá manter taxas, mas subida em junho ganha força

O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se esta quinta-feira...

0

UE obriga Google a abrir Android a assistentes de IA concorrentes

A Comissão Europeia determinou que a Google terá...

0

2025 foi o 3.º ano mais quente de sempre e aproxima o mundo do limite do Acordo de Paris

O ano de 2025 confirmou a tendência de...

0