A VisitPortugal lançou recentemente a campanha “Portugal Music Festivals Headliners”, a ser “promovida nos principais mercados estratégicos que registram simultaneamente maior afinidade e interesse com Portugal e os festivais de música”. O objetivo é “tornar o país um destino turístico internacional para os amantes da música”.
O projeto, inspirado na linguagem visual e narrativa dos festivais, tem como “cabeças de cartaz” para levar o público a sentir cada experiência regional portuguesa por meio das oito “grandes estrelas que sobem ao palco nos festivais em Portugal”.
Cada um dos espetáculos num cenário “idílico onde a música se cruza com a essência do país”: The Sunrise Conspiracy (o sol), Future Rainbows (a diversidade), The Silent Thunders (o bem-estar), Full Table Nation (os sabores), Random Castles (o património), Waves of Solitude (o oceano), The Art Attacks (a cultura) e a Fields of Infinity (a natureza).
Os criadores da campanha focaram na correlação dos festivais de música com o turismo como um veículo de atração de estrangeiros afinados com Portugal para as regiões do país e nelas vivenciarem seus aspectos naturais e culturais como um meio de fortalecer a economia.
Para o presidente do Turismo Portugal, Carlos Abade, “a campanha Portugal Music Festivals Headliners faz parte da estratégia global de promoção de Portugal como um destino vibrante, sustentável e culturalmente diverso e vem reforçar o programa Portugal Events, destinado a estimular a realização de eventos em todo o território, enriquecendo a oferta turística nacional, dinamizando as economias locais e tornando o destino mais competitivo internacionalmente”.
Abade concluiu dizendo que os festivais de música “são um produto turístico muito relevante que tem capacidade de mobilizar o turismo interno e de atrair os viajantes internacionais, para além disso, realizam-se em todo o território nacional e abrangem públicos diversos e qualificados. A maturidade e o crescimento gradual da oferta de festivais atraem um público ativo e criativo que valoriza a cultura e tende a prolongar a sua estadia em Portugal, explorando outras atividades turísticas com impacto direto na dinamização das economias locais”, definiu Abade.
Os organizadores vão promover o evento pelos “meios digitais” e também por meio de “ativações em Connected TV e em plataformas de música como o Spotify”, onde vai ser criada a playlist VisitPortugal, com “os sons mais simbólicos dos nossos ativos turísticos. Serão também utilizados testemunhos de músicos e artistas que vivem em Portugal para reforçar e amplificar as histórias sobre o nosso cartaz de experiências turísticas”, contaram os organizadores.
Integrado no Ministério da Economia, o VisitPortugal foi desenvolvido pela Autoridade Turística Nacional, “responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística”.
Ígor Lopes