Saída parcial da CGD de Cabo Verde gera um “período de muita incerteza”, diz Aníbal Borges

Aníbal Borges, líder do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Financeiras (STIF) de Cabo Verde, declarou que o recente anúncio da saída da Caixa Geral de Depósitos (CGD) portuguesa com a venda de 1 dos 2 bancos do grupo no país – Banco Interatlântico (BI) e Banco Comercial do Atlântico (BCA) – está a gerar um “período de muita incerteza”, estando programados encontros com os trabalhadores dos dois bancos em todo o país.  

Borges disse que: “O STIF exorta o Governo e ao BCV [Banco de Cabo Verde] enquanto autoridades de regulação e de supervisão do sector, com elevadas responsabilidades nesta matéria, uma atenção muito especial ao processo, para que os postos de trabalho e todos os direitos dos trabalhadores sejam devidamente protegidos e garantir uma maior tranquilidade aos trabalhadores e à sociedade em geral”.  

Nesse sentido, o líder do STIF referiu que: “O Sindicato dos trabalhadores das Instituições Financeiras de Cabo Verde, representando a maioria dos trabalhadores do BCA e do BI, recebeu com preocupação esta notícia, na medida em que ela vai abrir um período de muita incerteza para os colaboradores destes dois bancos, com grandes impactos nos níveis motivacionais dos mesmos, apesar da mesma referir que não está prevista qualquer redução do pessoal”.  

O SITF anuncia que se disponibiliza “desde logo para o diálogo com vista a uma solução que vá na linha da salvaguarda dos postos de trabalho de todos os colaboradores dos dois bancos, pelo que vai acompanhar o processo com muita atenção. Aproveita para apelar aos responsáveis nacionais a porem as cartas na mesa e que estabeleçam um clima de muito diálogo com os trabalhadores e o seu Sindicato representativo, garantindo sobretudo a transparência na condução do processo”.  

Refira-se que, no dia 13 de agosto, Olavo Correia, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, declarou estar “em diálogo” com a CGD sobre a venda de 1 dos 2 bancos do grupo no país, sublinhando que “tem conhecimento da intenção da CGD”, não “lhe cabendo a ele [Olavo Correia] fazer o anúncio” sobre qual será o banco que a CGD irá vender em breve.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: João Lourenço realça avanços no programa de assistência médica no país

Angola: João Lourenço realça avanços no programa de assistência médica no país

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou esta segunda-feira que o Governo está a obter “resultados positivos” com o programa…
EUA: Tempestade Imelda provoca estragos nas Caraíbas e ameaça transformar-se em furacão

EUA: Tempestade Imelda provoca estragos nas Caraíbas e ameaça transformar-se em furacão

A tempestade tropical Imelda está a assolar as Caraíbas e poderá intensificar-se para furacão nos próximos dias, segundo meteorologistas. Nas…
Timor-Leste: Governo lança reabilitação da estrada Luak-Betano em Manufahi

Timor-Leste: Governo lança reabilitação da estrada Luak-Betano em Manufahi

O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, acompanhado pelo Ministro das Obras Públicas, Samuel Marçal, presidiu ao lançamento do projeto de…
Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo criam comissão para liderar o partido

Moçambique: Ex-guerrilheiros da Renamo criam comissão para liderar o partido

Ex-guerrilheiros da Renamo anunciaram a criação de uma Comissão de Gestão com o objetivo de assumir interinamente a liderança do…