A presidente da Comissão Europeia e candidata do Partido Popular Europeu (PPE) a um segundo mandato, Ursula von der Leyen, chega a Portugal no início da tarde desta quinta-feira, 06 de junho, para participar numa arruada e num comício da Aliança Democrática (AD) no Porto.
Nesses dois eventos estarão o líder da AD e atual primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e o cabeça de lista da AD às eleições europeias, Sebastião Bugalho.
Von der Leyen irá reunir-se com Montenegro no Palácio da Bolsa, pelas 17:15, antes de entrar na campanha da AD. Depois seguir-se-á uma arruada na rua de Santa Catarina, a começar pelas 18:00, onde participará também Bugalho. No final haverá um comício na Praça D. João I.
Esta participação da presidente da Comissão Europeia ocorre no dia em que começa na União Europeia a votação para as eleições. Estas irão ocorrer em Portugal no domingo, 09 de junho, que escolherá 21 eurodeputados.
A deslocação a Portugal surge a convite da AD, coligação eleitoral formada pelo PPD/PSD, CDS e PPM. Ursula von der Leyen já esteve em campanha em países como Grécia, Alemanha, Polónia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Suécia e Finlândia. Antes de votar na Alemanha, também no domingo, a dirigente ainda visitará a Áustria.