São Tomé e Príncipe avança para integrar a Commonwealth

São Tomé e Príncipe prepara-se para formalizar o pedido de adesão à Commonwealth, depois de uma proposta aprovada pelo Conselho de Ministros ter sido apresentada ao Governo de Américo Ramos em julho, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência do país, confirmou o Jornal Económico.

O passo seguinte será o envio de uma carta de candidatura oficial para Londres, sede da organização que reúne países com laços históricos ao Reino Unido.
Caso seja aceite, São Tomé e Príncipe juntará-se ao grupo cerca de 30 anos após a entrada de Moçambique, que, embora sem passado colonial britânico, é membro desde 1995.

Este processo reflete a intenção do país em reforçar as suas relações internacionais e beneficiar das vantagens económicas, políticas e culturais oferecidas pela Commonwealth.

Em 2011, o então primeiro-ministro Patrice Trovoada já havia manifestado interesse na aproximação ao organismo, solicitando o estatuto de membro observador.
Agora, o Governo busca avançar para a adesão plena, abrindo portas a novas oportunidades de cooperação e desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cabo Verde: José Maria Neves participa em seminário internacional sobre leitura no Tarrafal

O Presidente da República de Cabo Verde, José...

0

Brasil: SUS vai reforçar oferta de medicamentos para doença de Crohn, uveítes e outras doenças

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar...

0

Macau: Chefe do Governo lidera visita oficial ao Sudeste Asiático para reforçar cooperação

O Chefe do Executivo de Macau, Sam Hou...

0