São Tomé e Príncipe reafirmou o seu compromisso com a paz, segurança e desenvolvimento sustentável durante a reunião da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, realizada no Rio de Janeiro.
A ministra Ilza Amado Vaz destacou a importância da cooperação entre países africanos e sul-americanos, defendendo um Atlântico Sul livre de tensões geopolíticas e armas nucleares.
Entre os principais desafios, apontou a insegurança no Golfo da Guiné — como pirataria, tráfico ilícito e pesca ilegal — apelando a maior coordenação regional. Ao mesmo tempo, sublinhou o potencial da economia azul como motor de desenvolvimento, incluindo metas como proteger 30% do território até 2030.
O país propôs ainda a criação de um observatório oceanográfico conjunto para reforçar a investigação e a resposta às alterações climáticas.
A participação reforça o papel de São Tomé e Príncipe como parceiro ativo na promoção de um Atlântico Sul mais seguro, cooperativo e sustentável.