Guterres apela à modernização urgente das missões de paz da ONU

António Guterres defendeu, esta terça-feira, uma atualização profunda das forças de manutenção da paz da ONU, face ao aumento dos conflitos globais e ao número recorde de deslocados.
O apelo foi feito durante a Conferência Ministerial das Operações de Paz, na capital alemã.

O secretário-geral sublinhou que estas missões representam apenas 0,5% dos gastos militares mundiais, mas continuam a ser uma das formas mais eficazes e económicas de promover estabilidade.
Guterres alertou, no entanto, para os problemas de financiamento e a falta de apoio político, apelando aos Estados-membros para cumprirem as suas obrigações financeiras.

Entre as prioridades apontadas para o futuro, estão tornar as missões mais adaptáveis, garantir mandatos realistas e reforçar o apoio com tropas treinadas, equipamentos modernos e soluções políticas.

O líder da ONU recordou ainda que mais de 4.400 capacetes azuis já perderam a vida em serviço e destacou o impacto positivo destas forças em países como Timor-Leste, Namíbia e El Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE deverá perder população até 2100, com Espanha como exceção

A União Europeia deverá perder quase 12% da...

0

Timor-Leste lança consulta pública para estratégia digital até 2036

O Governo de Timor-Leste promoveu, em Díli, uma...

0

União Europeia reduz emissões em 40% desde 1990, impulsionada por energias renováveis

A União Europeia reduziu as suas emissões de...

0