Timor-Leste adere à nova Organização Internacional para a Mediação

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, participou na cerimónia de assinatura da Convenção para o Estabelecimento da Organização Internacional para a Mediação (IOMed), em Hong Kong.

O evento reuniu cerca de 400 representantes de alto nível de 85 países e quase 20 organizações internacionais. Com esta assinatura, Timor-Leste junta-se a outras 32 nações como membro fundador da nova entidade.

A IOMed, uma organização intergovernamental com sede em Hong Kong, tem como missão promover a mediação como ferramenta pacífica de resolução de litígios internacionais, contribuindo para o reforço da governação global.

A sua atuação irá complementar mecanismos já existentes, como a arbitragem e o recurso aos tribunais, incentivando o diálogo e a consulta como vias prioritárias na resolução de disputas entre Estados.

Durante a cerimónia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, destacou o carácter inovador da iniciativa, considerando-a um marco no direito internacional.
Por outro lado, reforçou ainda a necessidade de fomentar uma cultura de mediação assente na autonomia, pragmatismo e eficiência, como resposta às lacunas institucionais existentes na mediação internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste e China reforçam cooperação em educação, apoio social e cibersegurança

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta,...

0

Timor-Leste: Justiça e Saúde reforçam cooperação para garantir cuidados médicos nas prisões

Os Ministérios da Justiça e da Saúde de...

0

Timor-Leste: Xanana aponta educação e formação como pilares da reforma da Justiça

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, defendeu que a...

0