O ministro do Petróleo de Timor-Leste, Francisco Costa Monteiro, reuniu-se com autoridades australianas para debater o desenvolvimento dos projetos de Captura e Armazenamento de Carbono e do Greater Sunrise.
A informação consta num comunicado divulgado esta sexta-feira, 26 de janeiro, pelo Ministério do Petróleo e Recursos Minerais timorense.
No documento é mencionado que o governante reuniu-se em Camberra, na terça-feira, com a ministra dos Recursos e do Norte da Austrália, Madeleine King, e ainda com a chefe da diplomacia australiana, Penny Wong.
“Os ministros discutiram a cooperação entre a Austrália e Timor-Leste para o projeto de Captura e Armazenamento de Carbono, incluindo o do Bayu-Udun, reconhecendo a importância na abordagem das alterações climáticas, e também para o estabelecimento dos quadros jurídicos e regulamentares necessários para o movimento de [dióxido de carbono] CO2 entre os dois países e o seu armazenamento em reservatórios submarinos”, pode ler-se no comunicado.
“Esta reunião marca um passo positivo na cooperação regional e mostra a visão partilhada da Austrália e de Timor-Leste na promoção de soluções energéticas sustentáveis e no desenvolvimento económico e no fortalecimento da relação bilateral” entre os dois países, é igualmente realçado.