Timor-Leste aposta no setor florestal para diversificação económica e sustentabilidade

O Governo timorense realizou a Conferência Nacional sobre as Florestas, sob o tema “Diversificação Económica através do Setor Florestal”, reunindo representantes governamentais, sociedade civil, setor privado e parceiros de desenvolvimento no Centro de Convenções de Díli.

Na abertura do evento, o Vice-Primeiro-Ministro Mariano Assanami Sabino destacou o papel histórico e estratégico das florestas, defendendo a sua recuperação como forma de gerar esperança, equilibrar o meio ambiente e prevenir desastres naturais.

O Secretário de Estado das Florestas, Fernandino Vieira da Costa, sublinhou que a conferência representa um passo para a diversificação económica, apontando o setor florestal como essencial para reduzir a dependência do petróleo e explorar recursos locais com valor económico e ambiental.

Por seu lado, o Ministro Marcos da Cruz reforçou que as florestas, que cobrem 58% do território nacional, são fundamentais para a resiliência ambiental e a subsistência das comunidades rurais, defendendo uma gestão sustentável que beneficie as pessoas e a natureza.

A conferência foi um espaço de reflexão sobre políticas públicas e práticas sustentáveis que reforcem o contributo do setor florestal para o crescimento económico e a preservação ambiental em Timor-Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste reforça cooperação em juventude e desporto no Sudeste Asiático

Timor-Leste participou na Reunião Ministerial do Sudeste Asiático...

0

Timor-Leste leva internet a 450 sucos com apoio da Starlink

O Governo de Timor-Leste assinou um contrato com...

0

Timor-Leste participa em reunião ASEAN-UE para reforçar parceria estratégica

Timor-Leste marcou presença na 25.ª Reunião Ministerial ASEAN–União...

0