O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais e a empresa pública TIMOR GAP, E.P. assinaram um acordo de cooperação com a empresa suíça StreamTec Solution AG para o desenvolvimento de um gasoduto que transportará gás natural do campo de Bayu Undan e áreas próximas até Natarbora, na costa sul de Timor-Leste.
O acordo prevê a criação de uma nova empresa de parceria público-privada, a STREAMTEC Timor-Leste Pipeline, CO., cuja estrutura acionista será composta por 70% da TIMOR GAP e 30% da StreamTec Solution AG. Esta entidade será responsável pela promoção, operação e manutenção do futuro “corredor de gasoduto” entre o Mar de Timor e o território timorense.
A iniciativa visa estimular o desenvolvimento económico da costa sul, criando uma solução nacional para o transporte de gás e assegurando o aproveitamento das reservas remanescentes de Bayu Undan.
O projeto poderá ainda vir a participar no desenvolvimento do campo Greater Sunrise, dependendo da conclusão das negociações em curso entre os Governos de Timor-Leste e da Austrália e os parceiros da joint venture.
O Ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Francisco da Costa Monteiro, destacou a necessidade de alternativas viáveis face à redução da produção em Bayu Undan e à eventual desativação do gasoduto que liga atualmente o campo à Austrália.
Ademais, referiu também a importância de criar infraestruturas nacionais que possam apoiar futuros desenvolvimentos, como o do campo de Chuditch.
A fase de conceção do gasoduto poderá ser concluída num prazo estimado de um a dois anos.
Durante este período, será realizado um estudo conjunto com a participação ativa de quadros timorenses, com o objetivo de reforçar a capacitação local para operações futuras de gestão e manutenção.
O representante da StreamTec, George Nowack, referiu a experiência da empresa em projetos de grande escala, nomeadamente a sua participação no sistema de gasodutos Nord Stream, entre a Rússia e a Alemanha, cuja execução foi concluída em apenas dois anos, apesar de inicialmente prevista para seis.
A StreamTec já havia colaborado com Timor-Leste em estudos de viabilidade relacionados com o projeto Greater Sunrise.
Com este novo acordo, o Governo pretende reforçar a parceria no quadro da sua estratégia para o desenvolvimento das infraestruturas de Bayu Undan e uma futura implementação do Greater Sunrise.