Timor-Leste assina acordo para desenvolvimento de gasoduto nacional com empresa suíça

O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais e a empresa pública TIMOR GAP, E.P. assinaram um acordo de cooperação com a empresa suíça StreamTec Solution AG para o desenvolvimento de um gasoduto que transportará gás natural do campo de Bayu Undan e áreas próximas até Natarbora, na costa sul de Timor-Leste.

O acordo prevê a criação de uma nova empresa de parceria público-privada, a STREAMTEC Timor-Leste Pipeline, CO., cuja estrutura acionista será composta por 70% da TIMOR GAP e 30% da StreamTec Solution AG. Esta entidade será responsável pela promoção, operação e manutenção do futuro “corredor de gasoduto” entre o Mar de Timor e o território timorense.

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento económico da costa sul, criando uma solução nacional para o transporte de gás e assegurando o aproveitamento das reservas remanescentes de Bayu Undan.
O projeto poderá ainda vir a participar no desenvolvimento do campo Greater Sunrise, dependendo da conclusão das negociações em curso entre os Governos de Timor-Leste e da Austrália e os parceiros da joint venture.

O Ministro do Petróleo e Recursos Minerais, Francisco da Costa Monteiro, destacou a necessidade de alternativas viáveis face à redução da produção em Bayu Undan e à eventual desativação do gasoduto que liga atualmente o campo à Austrália.
Ademais, referiu também a importância de criar infraestruturas nacionais que possam apoiar futuros desenvolvimentos, como o do campo de Chuditch.

A fase de conceção do gasoduto poderá ser concluída num prazo estimado de um a dois anos.
Durante este período, será realizado um estudo conjunto com a participação ativa de quadros timorenses, com o objetivo de reforçar a capacitação local para operações futuras de gestão e manutenção.

O representante da StreamTec, George Nowack, referiu a experiência da empresa em projetos de grande escala, nomeadamente a sua participação no sistema de gasodutos Nord Stream, entre a Rússia e a Alemanha, cuja execução foi concluída em apenas dois anos, apesar de inicialmente prevista para seis.

A StreamTec já havia colaborado com Timor-Leste em estudos de viabilidade relacionados com o projeto Greater Sunrise.

Com este novo acordo, o Governo pretende reforçar a parceria no quadro da sua estratégia para o desenvolvimento das infraestruturas de Bayu Undan e uma futura implementação do Greater Sunrise.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Médio Oriente: Israel lança operação contra o Irão e Teerão responde com ataque de mísseis

Médio Oriente: Israel lança operação contra o Irão e Teerão responde com ataque de mísseis

Esta madrugada Israel desencadeou uma ofensiva militar sem precedentes contra o Irão, apelidada de Operação Rising Lion, atingindo cerca de…
Moçambique: Dia de Camões exaltado em Lichinga

Moçambique: Dia de Camões exaltado em Lichinga

O Dia de Luís Vaz de Camões, celebrado a 10 de junho, foi exaltado na cidade de Lichinga, província de…
Luso-brasileiro presente no maior encontro de pessoas com “superdotação” do mundo

Luso-brasileiro presente no maior encontro de pessoas com “superdotação” do mundo

Entre os dias 28 e 31 de maio de 2025, a cidade de Duisburg, na Alemanha, foi palco do maior…
Angola integra lista de países considerados de alto risco pela UE

Angola integra lista de países considerados de alto risco pela UE

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), atualizou a lista de jurisdições consideradas de alto risco por apresentarem…