Timor-Leste assina Tratado de Extradição da ASEAN

O Governo de Timor-Leste divulgou nesta terça-feira, 18 de novembro, que o país assinou o Tratado de Extradição da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) na semana passada, por ocasião da primeira reunião como membro pleno da organização.

A rubrica foi feita na 13.ª reunião dos Ministros da Justiça da ASEAN, que decorreu entre os dias 14 e 15 em Manila, nas Filipinas. No local esteve presente o ministro da Justiça, Sérgio Hornai.

“Esta foi a primeira participação de Timor-Leste como Estado-membro de pleno direito, na sequência da admissão oficial do país à ASEAN, formalizada na 47.ª Cimeira realizada em outubro de 2025, em Kuala Lumpur”, salienta o Governo timorense.

Durante o encontro, os ministros da Justiça dos 11 Estados-membros assinaram o Tratado de Extradição da organização, que define um “quadro jurídico unificado para processos de extradição na região” e reforça a cooperação na “prevenção e combate à criminalidade transfronteiriça”.

Recorde-se que a ASEAN foi criada em 1967 pela Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas. Mais tarde entraram o Brunei Darussalam, Camboja, Laos, Myanmar e Vietname, e, atualmente, Timor-Leste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

UE lamenta morte de ex-Presidente timorense Francisco Guterres “Lu Olo”

A delegação da União Europeia (UE) em Timor-Leste...

0

Timor-Leste: Ramos-Horta e Primeiro-Ministro da Malásia reforçam parceria estratégica

O Presidente da República, José Ramos-Horta, reuniu-se em...

0

Timor-Leste apresenta novo relatório demográfico e de saúde com melhorias na saúde materna e infantil

O Governo de Timor-Leste apresentou o Relatório dos...

0