Timor-Leste assinala 23 anos de independência com foco na paz e no desenvolvimento

No dia 20 de maio de 2025, Timor-Leste celebrou o 23.º aniversário da Restauração da Independência com uma cerimónia oficial no Palácio Presidencial, em Díli.

O Presidente da República, José Ramos-Horta, liderou o evento, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, de membros do governo, do Parlamento e do corpo diplomático. As comemorações decorreram sob o lema “Consolidar a Paz e o Desenvolvimento” e incluíram atividades culturais, religiosas e institucionais em todo o país.

No seu discurso, Ramos-Horta destacou os avanços alcançados desde 2002 nas áreas da saúde, educação, eletrificação e inclusão digital. Enalteceu também a entrada plena do país na Organização Mundial do Comércio e os progressos na integração regional.
Por outro lado, sublinhou ainda o papel da Igreja, dos combatentes da libertação e da juventude na construção do país, classificando Timor-Leste como “um exemplo de paz e democracia num mundo turbulento”.

As celebrações incluíram uma missa de ação de graças e uma exposição sobre governação local.
O Primeiro-Ministro Xanana Gusmão apelou a um serviço público com integridade, recordando que o povo timorense foi o verdadeiro herói da independência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Governo avança com contratos que trarão eletricidade a 141 aldeias

O Governo timorense assinou contratos com 51 empresas...

0

Timor-Leste: CPLP reforça cooperação em alimentação escolar durante seminário internacional

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)...

0

Timor-Leste: Governo autoriza acordos de financiamento com UE

O Governo timorense autorizou a assinatura de dois...

0