Timor-Leste defende maior proteção no ambiente digital

Timor-Leste participou, a 9 de setembro, em Kuala Lumpur, numa reunião ministerial sobre segurança online, proteção de crianças e regulação das plataformas digitais, que juntou ministros e reguladores de vários países.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Miguel Marques Gonçalves Manetelu, acompanhado pelo presidente da Autoridade Nacional de Comunicações, Flávio Cardoso Neves, destacou as dificuldades dos países pequenos em lidar com grandes plataformas globais como Google, Meta e TikTok.

O governante defendeu a criação de pontos de contacto regionais que permitam responder mais rapidamente aos problemas enfrentados pelos utilizadores, incluindo através de estruturas sediadas em países como Singapura. Para Timor-Leste, a cooperação com as plataformas é essencial para garantir a aplicação eficaz das leis nacionais.

A reunião abordou ainda cibersegurança, proteção de dados, verificação de idade, confiança digital e governação da inteligência artificial, reforçando a necessidade de uma maior cooperação entre os países perante desafios que ultrapassam fronteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Ciberataque à Binance envolve 6,3 mil milhões de dólares e provoca queda das criptomoedas

A Binance, uma das maiores plataformas mundiais de...

0

Rússia impõe novas regras à Apple e Microsoft para acesso a comunicações dos utilizadores

As autoridades russas incluíram a Apple e a...

0

Timor-Leste reforça contactos com Universidade de Coimbra para formar profissionais da Justiça

O Governo de Timor-Leste está a estudar novas...

0