Timor-Leste e Brasil reforçam parceria para melhorar ensino técnico e profissional

O Governo de Timor-Leste, através do Ministério da Educação, assinou um novo acordo com a Embaixada do Brasil para implementar a segunda fase de um programa-piloto que visa fortalecer o ensino técnico e vocacional no país.

O protocolo foi oficializado pelo Secretário de Estado para o Ensino Secundário e Técnico, Domingos Lopes Lemos, que atualmente exerce as funções de ministro interino da Educação, e pela encarregada de negócios da Embaixada do Brasil, Rita de Cássia Lott Marques.

Durante o evento, Domingos Lemos destacou a importância da parceria com o Brasil, sublinhando o impacto positivo da primeira fase do programa, iniciada em 2024, que permitiu a formação de 104 professores em áreas estratégicas como contabilidade, programação e construção civil.
Neste âmbito, referiu ainda que “O programa, com execução prevista até 2026, irá reforçar a gestão técnica e administrativa, melhorar o processo educativo e ampliar as oportunidades de pesquisa profissional para os alunos”.

Rita de Cássia Lott Marques reiterou o compromisso do Brasil em continuar a cooperar com Timor-Leste, sobretudo no desenvolvimento do ensino técnico, formação de docentes e elevação da qualidade do ensino.

Estiveram ainda presentes na cerimónia o coordenador de Cooperação Técnica com Timor-Leste da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Paulo Marques, o presidente do INFORDEPE, Domingos Martins, e outros dirigentes do Ministério da Educação.

O programa insere-se na estratégia nacional para o reforço das competências dos professores e a forma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Brasil: Anvisa autoriza Flyttr a produzir mosquitos “especiais” para ampliar o combate à dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do...

0

Brasil e China unem tecnologia para processar imagens diretamente no espaço

A brasileira Concert Space e a chinesa Star.Vision...

0

Brasil: Seminário reuniu rede de proteção para discutir os 20 anos da “Lei Maria da Penha” no Rio

Representantes do Judiciário, da segurança pública, da assistência...

0