Timor-Leste e Japão reforçam parceria estratégica em Tóquio

O Presidente da República, José Ramos-Horta, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito dos Santos Freitas, reuniu-se a 26 de agosto em Tóquio com o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru. O encontro, realizado no Palácio do Governo do Japão, teve como foco o reforço da parceria estratégica entre os dois países.

As conversações incidiram sobre áreas prioritárias como o desenvolvimento económico, as energias renováveis e o investimento, bem como sobre questões de paz e segurança na região. Nesse âmbito, foi sublinhado o quadro de Assistência Oficial à Segurança (OSA), já em curso, e simbolizado pela recente visita a Díli do navio da Marinha japonesa OHSUMI.

Ao longo da reunião, os dois líderes recordaram mais de duas décadas de cooperação bilateral, durante as quais o Japão disponibilizou apoio superior a 438 milhões de dólares. Entre os projetos apoiados destacam-se a modernização do Hospital Nacional Guido Valadares, a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato e o futuro edifício central da RTTL, EP, todos através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). Foi ainda salientado o investimento privado japonês, nomeadamente das empresas Tsuneishi Shipping e INPEX.

O encontro terminou com a reafirmação de um compromisso mútuo em acelerar o desenvolvimento partilhado e consolidar Timor-Leste como parceiro estável e confiável do Japão no Sudeste Asiático, promovendo uma visão comum de uma região pacífica e próspera.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste distingue Megawati Soekarnoputri pelo contributo à reconciliação com a Indonésia

A antiga Presidente da Indonésia, Megawati Soekarnoputri, foi...

0

Inteligência artificial vai transformar milhões de empregos sem provocar despedimentos em massa

Um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho...

0

Banco Mundial prevê abrandamento do crescimento económico da China

O Banco Mundial prevê que a economia chinesa...

0