Timor-Leste e Malásia reforçam cooperação diplomática no âmbito da ASEAN

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito dos Santos Freitas, recebeu esta quinta-feira o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Timor-Leste na Malásia, Lisualdo Gaspar, que apresentou um balanço do trabalho e das atividades desenvolvidas pela missão diplomática timorense em Kuala Lumpur.

No encontro, o embaixador informou ainda sobre a visita oficial que o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, realizará a Timor-Leste nos dias 23 e 24 de setembro.

A deslocação do chefe do governo malaio deverá reforçar as relações diplomáticas e a cooperação bilateral entre os dois países.

Atualmente, a Malásia exerce a presidência rotativa da ASEAN em 2025, pelo que a visita de Anwar Ibrahim incluirá também discussões sobre os preparativos da adesão plena de Timor-Leste à organização regional.

A expectativa é que a entrada formal do país seja confirmada durante a 47.ª Cimeira da ASEAN, marcada para outubro, em Kuala Lumpur.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Governo reforça cooperação para programa de saúde materno-infantil

O Governo de Timor-Leste reforçou a cooperação entre...

0

Timor-Leste: Ramos-Horta defende reforço do Conselho do Fundo Petrolífero

O Presidente José Ramos-Horta reuniu-se com a Comissão...

0

Portugal: Dinheiro falso cresce e chega sobretudo da China por correio

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2025...

0