Timor-Leste é membro fundador da nova organização IOMed

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Bendito dos Santos Freitas, representou o país na cerimónia de assinatura da Convenção para o Estabelecimento da Organização Internacional para a Mediação (IOMed).

De acordo com a informação divulgada pelo site do Governo timorense, o evento decorreu no dia 30 de maio na Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China. 

Timor-Leste tornou-se assim um dos membros fundadores da IOMed, num evento que contou com a participação de cerca de 400 representantes de alto nível de 85 países da Ásia, África, América Latina e Europa, e ainda de quase 20 organizações internacionais.

Um total de 33 países, incluindo Timor-Leste, assinaram a Convenção, todos eles sendo desta forma fundadores da nova organização intergovernamental, cujo secretariado terá sede em Hong Kong.

A IOMed tem como objetivo promover a mediação como um mecanismo pacífico de resolução de litígios internacionais e também contribuir para o reforço da governação global, em consonância com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Ramos-Horta e Primeiro-Ministro da Malásia reforçam parceria estratégica

O Presidente da República, José Ramos-Horta, reuniu-se em...

0

Timor-Leste apresenta novo relatório demográfico e de saúde com melhorias na saúde materna e infantil

O Governo de Timor-Leste apresentou o Relatório dos...

0

Timor-Leste: Parque Nacional Nino Konis Santana torna-se a primeira Reserva da Biosfera da UNESCO

O Parque Nacional Nino Konis Santana foi oficialmente...

0