O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, reuniu-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, nesta quinta-feira, 12 de setembro.
O encontro decorreu no Palácio do Governo, em Díli, no âmbito da visita oficial do governante português ao país asiático.
De acordo com o site do Governo de Timor-Leste, o tema principal foi o reforço da cooperação entre os dois países, com destaque para a discussão do próximo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para o período de 2024-2028.
Durante o encontro foi discutida “a cooperação com Timor em várias áreas” e ambos “chegaram a acordo sobre duas áreas muito importantes: os setores da Justiça e da Educação”.
Segundo Rangel, Portugal irá “pôr ênfase” em “reforçar a cooperação na área da Educação, no ensino da língua portuguesa, mas também na educação em geral dos timorenses e, portanto, vamos reforçar essa dimensão e também a dimensão da Justiça”, cujos focos serão a formação de magistrados, o fortalecimento dos tribunais e a preparação de assessores para a administração pública.