Timor-Leste eleito pela CPLP para ocupar presidência temporária

Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiram eleger Timor-Leste para exercer, temporariamente, a presidência da comunidade lusófona. 

A decisão foi tomada na I Conferência Extraordinária de chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada nesta terça-feira, 16 de dezembro.

Nesse evento, a participação da Guiné-Bissau foi suspensa em todas as atividades da organização até à retoma da ordem constitucional, afetada por um golpe de Estado.

Na Declaração Final, os Estados-membros manifestaram profunda preocupação com a interrupção do processo eleitoral na Guiné-Bissau, condenaram a violação dos princípios democráticos e instaram à retoma urgente da ordem constitucional e à reconciliação nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Xanana Gusmão defende maior cooperação entre países lusófonos no combate à criminalidade digital

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou ao...

0

Timor-Leste: Parlamento inicia discussão do OGE 2027 a 09 de novembro

O Parlamento timorense vai iniciar no dia 09...

0

Timor-Leste e Indonésia pretendem reforçar cooperação universitária e investigação científica

Timor-Leste e Indonésia analisaram novas oportunidades de colaboração...

0