Timor-Leste estreia-se na reunião de ministros da Saúde da ASEAN

Timor-Leste participou pela primeira vez na Reunião dos Ministros da Saúde da ASEAN como 11.º Estado-Membro. O encontro decorreu em Kuala Lumpur, e definiu prioridades de cooperação regional no setor da saúde.

A delegação timorense foi liderada pelo Vice-Ministro para o Reforço Institucional da Saúde, José dos Reis Magno. A reunião lançou a Agenda Estratégica da ASEAN para a Saúde 2026–2030, com foco na prevenção de doenças, resposta a emergências, reforço dos sistemas de saúde, acesso aos cuidados e segurança alimentar.

Timor-Leste participou ainda na reunião ASEAN+3, com China, Japão e Coreia do Sul, e no primeiro encontro ministerial ASEAN–Estados Unidos, que abordou vacinação, saúde digital, vigilância de doenças, laboratórios, formação e resistência aos antimicrobianos.

À margem dos trabalhos, José dos Reis Magno reuniu-se com uma responsável do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA para discutir cooperação em saúde materna e infantil, saúde pública, formação e assistência técnica.

A participação permitiu a Timor-Leste aprofundar a integração regional e identificar novas oportunidades de cooperação em vigilância epidemiológica, investigação, laboratórios e preparação para emergências de saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Líder da Fretilin diz que país precisa de apoio internacional urgente

O líder da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente...

0

Angola: Delegação conhece soluções chinesas para cidades inteligentes e sustentáveis

A delegação parlamentar angolana, liderada pelo Presidente da...

0

Reciclagem de painéis solares pode transformar resíduos em materiais industriais

Investigadores sul-coreanos desenvolveram um método para recuperar o...

0