Timor-Leste: Ex-ministro condenado a cinco anos de prisão

O ex-ministro do Comércio e Indústria de Timor-Leste, António Conceição, foi condenado a cinco anos de prisão pelo Tribunal Judicial de Primeira Instância de Díli.

Recentemente nomeado embaixador na Indonésia, o visado foi alvo desta sentença devido à participação económica em um negócio que lesou o Estado timorense. O órgão judicial considerou que ficaram provadas as acusações do Ministério Público.

O juiz, citado na imprensa de Timor-Leste, considerou durante o julgamento que, à época dos factos, “António Conceição era ministro e sabia perfeitamente a sua obrigação de agir de acordo com o regime de concurso que existia, mas não o fez”. O tribunal concluiu assim que o ex-ministro favoreceu uma empresa num concurso público, tendo lesado o Estado.

Segundo as declarações feitas à “Lusa” pelo advogado de defesa do antigo governante, Pedro Camões, o seu cliente irá recorrer da decisão. Entretanto, aguarda a “notificação da sentença, porque o juiz fez a leitura por escrito e ainda não a entregou às partes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste reforça coordenação com parceiros nos setores agrícolas e ambientais

O Governo de Timor-Leste reforçou a articulação com...

0

Timor-Leste lança consulta pública para estratégia digital até 2036

O Governo de Timor-Leste promoveu, em Díli, uma...

0

Timor-Leste reforça preparação para presidência da ASEAN em 2029

Em Díli, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bendito...

0